sábado, 27 de março de 2010

ESPORTE INDIVIDUAL

O esporte individual é uma coisa fascinante.
É bem diferente de qualquer tipo de competição onde há equipes, times envolvidos. Não digo que seja melhor ou pior. É apenas diferente.
Quando a gente pisa num kotô para fazer um kata individual, ou para lutar, não temos com quem contar, além de nós mesmos.
No kata, a cabeça vai a mil. Às vezes mesmo durante a execução, dá para prestar atenção ao que acontece em volta, sons, pessoas passando de lá para cá, a expressão de um árbitro, o adversário fazendo o kata bem ao lado... não é incomum vermos grandes atletas de kata errarem, ou simplesmente pararem no meio da execução. Como se explica um atleta que repetiu aqueles movimentos centenas de vezes, sabe de cor cada detalhe do kata, poder errar, se esquecer? É o psicológico, a pressão de ter que fazer certo, o melhor possível, naquele exato momento, diante do público, atletas e árbitros. Não é nada fácil.
E no kumitê, por mais que se tenha um técnico, ou companheiros do lado de fora do kotô, gritando, dando dicas, estimulando, lá dentro é você e seu adversário. E nada mais. O que acontece ali dentro depende exclusivamente dos dois lutadores que se enfrentam. O medo, o cansaço, a insegurança, a raiva, o desafio, tudo isso deve ser administrado dentro de cada um, as emoções controladas para serem usadas na medida certa, na hora certa.
Particularmente acredito que competir um esporte individual – qualquer que seja – é algo muito bom para o desenvolvimento humano. Vai acabar ajudando na hora de tomar decisões, enfrentar pressões, administrar situações delicadas ao longo da vida.
OSS

Um comentário:

Daniel Veríssimo Pinto disse...

culpe por postar aqui ma snão consegui seu email.
Tenho um bloghá um certo tempo sobre karate, e agora estou com um novo projeto com entrevistas e debates e gostaria de saber se não estaria interessado em participar de um debate como outros karatekas que também vão participar.
O tema seria o karate shotokan e o MMA. A gravação será na proxima semana e será via skype.
Agradeço desde já e mais informações esteja a vontade para me enviar um email.
Oss!
danielbushi@gmail.com