terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Nostalgia

Essa é das antigas...
Vai chegando o final do ano, e a gente fica nostálgico, lembrando do passado. Na virada do ano e no aniversário é quando percebemos como o tempo passa rápido.
Revirando minhas fotos, achei essa imagem de 1997. Lá se vão 13 anos (treze!!), quase 14, mas parece que foi ontem.
Eu, com 20 anos recém completados, competia no dangai estadual, o campeonato de faixas verde, roxa e marrom. Havia cerca de quarenta competidores nas categorias kata e luta individual. Apesar de treinar como um louco, nem de longe poderia ser chamado de atleta. Era apenas um cara que adorava treinar, e que encarava a competição como uma prova de fogo.
Morando em Seropédica, a cidadezinha onde ficava a Universidade Federal Rural, onde eu cursava medicina veterinária, eu treinava sozinho durante a semana, e às sextas ia religiosamente treinar com meu sensei, Ugo.
Era um tempo onde o sentimento era mais puro, a competição não era rotina. Na verdade, foi apenas a minha sexta competição. De kumitê, foi a terceira, e a primeira onde consegui vencer alguma luta.
Nesse dia consegui render além do esperado, e venci no kata. Lembro-me que na final, quando anunciei o Enpi, ouvi comentários da arquibancada. Afinal, eu era muito grande para fazer o Enpi. Mas coloquei todo espírito de luta, tentei encarnar o Ugo Arrigoni, e consegui vencer.
No kumite, eu sentia muito medo, e esse medo se traduziu em golpes fortes, eu indo para cima o tempo todo. Venci também, fazendo 5 lutas.
Foram os dois primeiros títulos da minha vida, e sinceramente, acredito que os mais importantes.
No ano seguinte eu seria convocado pela primeira vez para a Seleção Carioca, ainda usando a faixa-marrom.
Na frente da foto, Flávio Costa, Guti, Vinicio Antony e Eduardo Santos.
OSS!

Nenhum comentário: