terça-feira, 7 de junho de 2011

Saiu na Tatame de junho


Na imagem acima, a matéria de capa da revista Tatame do mês de junho, onde Steven Segal fala sobre os golpes fulminantes de Lyoto e Anderson, que acabaram dando todos os méritos ao ator/mestre de artes marciais.
Na matéria, Gulherme Cruz me entrevistou, e eu dei minha opinião, dizendo que para mim era apenas jogada de marketing.
Pelo Anderson não posso opinar, mas pelo Lyoto eu afirmo categoricamente: ele não aprendeu esse chute com Segal, e quem faz o nosso karate sabe disso.
Alguns amigos meus acharam que fui muito incisivo em minhas afirmações, mas eu tive toda tranquilidade do mundo ao falar sobre o mae tobi geri que tanto conhecemos (tem no kata Gankaku, por exemplo) e eu mesmo cansava de aplicar, na linha de cintura (tchudan).
E, para corroborar minhas palavras, na mesma edição da Tatame, sensei Yoshizo Machida, pai de Lyoto, dá uma entrevista e diz que aquilo que o filho fez no UFC não foi ensinado por Steven Segal, mas sim por ele mesmo e outros mestres de karate.
"Aquilo é karate", diz o técnico da Seleção Brasileira JKA.
Só para ficar claro, eu não desmereço em momento nenhum o ator americano, até porque acho que de todos os que levam as artes marciais às telas, ele é, talvez, o melhor. Sei da história dele, que realmente é um lutador casca-grossa, e que é um grande mestre de aiki-dô, além de ter praticado karate. Morou no Japão, onde inclusive foi um dos primeiros ocidentais a ensinar artes marciais.
Também acho que ele pode ter muito a ensinar a qualquer lutador de MMA, pela sua experiência, inteligência e sabedoria dentro das artes marciais.
Mas daí a dizer que o mae tobi geri foi ensinado ao Lyoto - um cara que cresceu dentro do karate Shotokan JKA - já é demais...
OSS!

6 comentários:

Ronald disse...

Pois é....até na capoeira tem (sem pulo). Vai ver ele está querendo uma vaga no show do Ultimate Fighter - Team Seagal!! já que o reality dele nāo emplacou aqui!. Aí vale qq coisa pra aparecer, até reinventar a roda! Pena, nāo precisava. Oss

Claudio Walker disse...

Para mim, o Jayme tem razão. Esse golpe é uma técnica do karatê, estando presente, inclusive, em um dos katas básicos, o kanku-dai. Segue um link do you tube com com esse kata, muito bem executado (não faço ideia de quem é o atleta; parece exame de dan).
http://www.youtube.com/watch?v=z2FsGBmE2Jg&feature=related

Emanuela disse...

Quando o Lyoto deu a entrevista após a luta minha primeira idéia foi: Como foi o Segal que ensinou se isso nós treinamos desde sempre no Karate? Kankudai tem este chute. Faixa branca sabe a base desse chute, mae gueri, como foi ELE quem o ensinou? Acho que talvez o que poderia mudar na equipe do Lyoto seja a parte o aconselhamento no que falar em entrevistas. Ele não pode esquecer do que levou ele ao MMA e o que mantém a diferença dele para os demais competidores! OSS

Emanuela Lopes

Herbarius disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Herbarius disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Herbarius disse...

Verdade, o chute é básico, era usado até mesmo pelos soldados romanos e gladiadores para afastar o inimigo tal qual é usado no Karate, sabemos que o chute "mae tobi geri" faz parte do instinto animal/humano, usado mais no intuito de afastar o inimigo do que para nocautea-lo. Se repararem bem, os chutes foram aplicados sem força de impacto, quase que naturalmente. Ao contrario do que aconteceu, no karate aprendemos o mae tobi geri canalizando a força na base da perna esquerda e desferindo com força através da perna direita (ou vice e versa), sempre mantendo a guarda, o que não aconteceu no caso dos lutadores de mma, pois bem, concluindo, o "mae tobi geri" não é considerado um golpe "mortal" no Karate e nem em nenhuma outra arte marcial, mas no MMA os dois lutadores usaram o golpe como um ataque decisivo, talvez o Seagal tenha ensinado a hora certa e o modo de aplicar o "mae tobi geri" de forma fulminante, como o próprio Lyoto disse lá no Pará para os amigos e para a TV local.