domingo, 8 de janeiro de 2012

Sensei Taketo Okuda

 Sensei Okuda e sensei Gerson Almeida

Exame de faixa em 1987 da academia Sekaikan (SP), do sensei Gerson, com a presença ilustre do sensei Okuda



Há muitos anos o sensei Gerson Almeida – professor responsável pela equipe Sekaikan de Karate-dô – é o técnico da Seleção Brasileira JKA infanto-juvenil, e uma das figuras mais importantes do karate JKA brasileiro.

Nessa entrevista, ele fala sobre seu mestre, o grande professor Taketo Okuda, Kenshusei enviado pela JKA matriz (Japão) para difundir o karate Shotokan JKA no Brasil na década de setenta.
Seguem abaixo as palavras do sensei Gerson:

“O nome completo dele é Taketo Okuda.
Pelo que sei, começou seus treinos por volta dos seus 5 anos, iniciou nas artes marciais, por influência de seu pai começou a treinar Kendo, treinou também judô e posteriormente iniciou no karatê por volta de 13 anos de idade.
Treinou na escola Kenshusei da JKA com o mestre Masatoshi Nakayama.
Chegou ao Brasil em 1972, enviado pelo mestre Nakayama como instrutor chefe da Nihon Karatê Kyokai do Brasil (JKA).
Os principais alunos foram: José Ricardo D’Elia, Yasuyuki Sasaki, Ennio Vezzuli, Isokichi Okuyama, Antonio Gomes Martins, Carlos Rocha e Gerson Carlos de Almeida, entre outros, todos se tornaram atletas e posteriormente Senseis da mesma filosofia que o mestre Okuda.
Sobre os campeonatos, não tenho certeza, mas o que se comentava é que quando jovem o Sensei teria participado de vários campeonatos no Japão, mas acaba sempre desclassificado, pois era muito agressivo durante as lutas, sempre foi muito combativo quando jovem.
De personalidade forte, o Sensei sempre teve em seu Dojo treinamentos duros, árduos e até um pouco violentos, exigia de seus alunos determinação, concentração e força, não admitia desrespeito, faltas ou reclamações.
Foi meu primeiro mestre dentro da Arte do Karatê, iniciei meus treinos nos anos 70, foi com ele que aprendi não só a luta, mas também a superação de limites, a honra pelo esporte e também toda a filosofia oriental, consegui minha faixa preta primeiro Dan em seu Dojo no ano de 1985.
Me recordo de uma história interessante, um conhecido meu na época em que treinava, foi até o Dojo do Sensei falando ser meu conhecido, pediu pra treinar com ele, o Sensei o recebeu com respeito, porém esse rapaz teria dito a ele que já era karateka e seria terceiro Dan na Arte, o Sensei contrariado teria dito: “Hum....terceiro Dan.....então no precisa vir treinar comigo, já sabe tudo...pode ir embora!”...isso demonstra o quanto o Sensei era severo e não gostava de falta de humildade por parte de seus alunos... ele sempre foi muito duro”.

O sensei Ugo Arrigoni me disse uma vez: "Okuda é um samurai puro"
Sensei Okuda continua ministrando aulas em São Paulo. Para maiores informações sobre esse grande mestre, basta entrar no site da sua academia:
http://www.butoku-kan.com.br/

OSS.

3 comentários:

Katsumoto's Karate do disse...

Só algumas correções.
Okuda chegou ao Brasil em 1972 e não em 1970. Foi parte da Seleção Japonesa de Karate por algum tempo.Essa Estória que era desclassificado por excesso de contato não é verdadeira. Sensei Nigel Jackson, da Africa do Sul e um dos primeiros Kenshuseis não Japoneses me confidenciou que Okuda não gostava muito de competições, mas que era um Gentleman no Kumite, apesar de muito forte NUNCA feria ninguem numa luta. Sasaki NUNCA foi aluno dele. Era aluno de SAGARA e por algumas vezes aparecia no Dojo com seu aluno Robson Maciel, este sim, um dos que fizeram o Curso de Profissionais da Butoku-kan.

Jayme Sandall disse...

Obrigado pelas correções. Temos que resgatar o máximo possível a história desse e de outras lendas do karate no Brasil. Grande abraço...oss

Marcos Dedino disse...

Alguém pode me ajudar com uma dúvida?
Sensei Sergio Hisaoka da Associação Liberdade foi aluno de Sensei Okuda ou de Sensei Sagara?
Obrigado