domingo, 12 de agosto de 2012

Campeonato Mundial de 1972 - Paris

Abaixo, uma série de reportagens de jornais da época, que contam a história do II Campeonato Mundial de Karate, quando o brasileiro Tasuke Watanabe (atual técnico da Seleção Brasileira de karate Tradicional e um dos treinadores de Lyoto Machida para a luta contra Ryan Bader), sagrou-se campeão de kumite individual.


















Um comentário:

Professor PADilla Comendador ╰☆╮Comander disse...

Karate tem 4 faces na sociedade contemporânea. O Budô e a defesa pessoal persistem iguais. Contudo, uma das faces crescentes é a do esporte. Karate é a modalidade desportiva com a maior evolução nas regras desde o inicio das suas competições mundiais em 1970.
O fator principal das sucessivas mudanças é atender à orientação do Comitê Olímpico de eliminar as lesões em competições. Antes disso influenciar, em 1985, era fácil arbitrar: os competidores batiam no outro "com controle": um golpe com quase 100kg de impacto era aplicado controlado, com redução de uns 80%, uns 10kg de impacto no rosto machucam e era raro alguém não se ferir.
Muitas as mudanças, centenas de modificações nas regras, até se chegar no modelo atual onde uma competição de karate com centenas de atletas sem nenhuma lesão grave. Ao mesmo tempo, atribuir-se 3 pontos aos chutes altos incentiva o seu uso, elevando o capital estético. http://bit.ly/sindiplam