sábado, 16 de fevereiro de 2013

Reta final de Lyoto Machida vs Dan Henderson






Reta final de treinamentos para Lyoto Machida, que, na foto acima, ouve os conselhos do sensei Tasuke Watanabe (técnico da Seleção Brasileira de karate-dô Tradicional), sob o olhar atento de seu "head coach", Chinzô Machida.

O UFC 157, que será realizado no dia 23 de fevereiro, na Califíórnia, terá a luta de Lyoto contra a pedreira Dan Henderson (EUA)

O americano de 42 anos vem de uma sequência de quatro vitórias sobre lutadores de grande expressão como Renato Babalu Sobral, Rafael Feijão, Fedor Emelianenko e Maurício Shogum. Infelizmente, três de suas últimas quatro vitórias foram sobre brasileiros.
O jogo do veterano wrestler deve ser bem previsível, mas não menos perigoso por causa disso: ele tentará encurtar a distância para encaixar um de seus potentes swings, para então tentar derrubar e ficar castigando o karateca no ground and pound. Muito cuidado para o overhand (soco semi-circular que passa por cima do braço do oponente), que ele deve tentar quando Lyoto atacar com gyako tsuki (direto).

Já Machida deve procurar exatamente o caminho inverso: manter a distância, aproveitando sua maior velocuidade e maior envergadura para conseguir atingir o adversário sem se expor - como é de sua característica.
Se contra Machida pesa ao fato de Henderson ter vencido três brasileiros nas últimas quatro lutas, contra o americano pesam as duas vitórias recentes de Lyoto contra wrestlers natos (Randy Couture e Ryan Bader).

Para mim é uma luta perigosa contra um adversário de queixo duro, vasta experiência e muita disposição. Mas Lyoto tem tudo para vencer, contando com maior velocidade, visão de luta e, principalmente, timing.

O fato de, mais uma vez, os Machida terem trazido para o treinamento o renomado técnico da Seleção Brasileira de karate-dô Tradicional, sensei Watanabe, foi uma jogada brilhante. Isso porque com suas dicas precisas e sua visão genial, sensei Watanabe traz muita coisa para o cardápio de golpes de Lyoto.
Tive a oportunidade de treinar muito com sensei Watanabe nos dois últimos anos, quando ele foi meu técnico da Seleção. Ele é um especialista em enganar o adversário, trazendo-o para o seu jogo. Tem treinos que afiam ainda mais o deai (golpe de encontro), e o oi komi (direto lançado com todo o corpo)

Confio que mais uma vez o brasileiro vai sair com a vitória do octagon, quebrando a sequência do americano, que luta em casa.

OSS!

 No link abaixo, essa mesma matéria no Portal do Vale-Tudo, um dos mais acessados sites de luta do mundo, com cerca de 5 milhões de acessos mensais:
http://portaldovaletudo.uol.com.br/br/noticias/item/4340-parceiro-de-treinador-de-lyoto-na-sele%C3%A7%C3%A3o-de-karat%C3%AA-analisa-confornto-contra-hendo

3 comentários:

Luís Eduardo disse...

Tb acredito no Lyoto, mesmo sabendo que o Henderson é osso duro!!
Oss!!
Mas uma vez, parabéns pelo blog Sensei Jayme!!

Jayme Sandall disse...

Obrigado Luís Eduardo! OSS!

Marcos Piolla disse...

Assim esperamos todos e ficamos na torcida pelo amigo Lyoto!

OSS!