quarta-feira, 5 de setembro de 2012

XXIV Campeonato Brasileiro de Karate-dô Tradicional

 Elias Carvalho (BA) vs Jayme Sandall (RJ) na final da chave
 Campeãs de kumite por equipes (PR)
 Pódio do kata individual: 1) Ronaldier Rodrigues (AL), 2 Jeferson Aragão (BA) e 3) André Micheline (PR)
Kumite individual: 1) Jayme Sandall (RJ), 2) Ricardo Buzzi (PR), 3) Fábio Santana (BA) / 3) Ronaldier Rodrigues (AL)




   O simpático povo cearense recebeu de braços abertos os caratecas de todo o Brasil que foram para Fortaleza participar do maior evento de karate Tradicional do país.
   Reunindo mais de 400 atletas, o Brasileirão 2012 foi um imenso sucesso.
 
   No feminino, Adairce Castanhetti (MT) mostra a cada ano que será muito difícil alguém vencê-la no kata individual. A capitã da Seleção Brasileira foi campeã mais uma vez, deixando a gaúcha Manuela Spessatto com a prata, e a baiana Martina Rey com o bronze.
   Adairce é a maior campeã nacional de uma só categoria de todos os tempos, dentre todas as federações e organizações de karate do mundo. Deveria entrar no Guiness Book...
   No fuku-go, a campeã panamericana 2011 Lélia Pires (BA), ficou com o título. A baiana, dona de um mae geri quase infalível, confirmou o favoritismo na categoria mais técnica do karate Tradicional, que exige que o atleta seja completo.
   No kumite, Sônia Coutinho (PA), mostrou que a maternidade fez muito bem a ela. A mãe do Vinícius foi campeã, depois de passar por Lélia na semi-final, e vencer Jamilly Farias (BA) na grande final.
   Sônia soma aos seu vasto currículo mais esse título, e é a única atleta na história do país a ser campeã de kumite individual tanto na JKA quanto no Tradicional.
   O kumite por equipes feminino foi um show à parte. As paranaenses venceram a grande final contra as baianas, com uma atuação inspiradíssima da atleta da Seleção Brasileira Suellen Souza (PR), que venceu Lelia Pires na luta final com um belíssimo mae geri de esquerda. Walkyria Fernandes, Andréa Leite e Mariana Monteiro completaram a equipe campeã.


   No masculino, destaque para o maior campeão de kata individual da história do karate Tradicional brasileiro. Ronaldier Rodrigues (AL), levou o título pela oitava vez (97, 2002, 03, 04, 05, 06, 08 e 2012), fazendo Goju shiho Sho na semi, e Hangetsu na final. O vice-campeão panamericano de 2011, Jeferson Aragão (BA), ficou com a prata.
   O fuku-go teve dois gigantes do Tradicional brasileiro na finalíssima. Ricardo Buzzi (PR) e Vladimir Zanca (MT) fizeram um duelo de bicampeões brasileiros de fuku-go (2009/2010 e 2002/2003, respectivamente). Só um deles poderia ficar com o tri. Quem se deu bem foi Buzzi, que depois de passar por Roberto Mendes (RJ) no Kitei, venceu a final demonstrando o karate forte e eficiente de sempre.
   O kata por equipes, mais uma vez, ficou com o Mato-Grosso, que com um trabalho brilhante do sensei José Humberto de Souza, detém a hegemonia da categoria há mais de dez anos.
   O kumite por equipes (com 12 equipes) foi palco de disputas acirradas entre os melhores atletas de seus Estados. Em uma chave, o Mato-Grosso vencia pedreiras como o Paraná de Buzzi, Jean Laure, Vina e Ruyter, enquanto na outra o Rio de Janeiro voltava a uma final depois de 16 anos, passando pelos fortíssimos paulistas na semi. Na grande final, apenas os senseis Tanaka, Inoki e Watanabe arbitrando. Um espetáculo!
   Na primeira luta, Jayme Sandall e Thiago Antônio empataram em 0 a 0. na segunda, o carioca Roberto Mendes venceu Kleyber Moreno por um wazari e um jogai, fazendo com que a taça ficasse bem perto das mãos do Rio de Janeiro. Na última luta, entretanto, Vinícius Moreno, campeão panamericano individual de 2011, venceu Ary Arsolino por 2 wazari e um jogai, dando o tão cobiçado título ao Mato-Grosso. Vitória merecida de uma grande equipe.
   O kumite individual masculino foi muito disputado, e vários "clássicos" foram vistos pelo público presente.
   De um lado da chave, Jayme Sandall passava por pedreiras como os baianos Alfredo Gamas (campeão brasileiro de kumite individual em 2008, e atual campeão baiano) e Elias Carvalho (campeão da categoria especial em 2011, e atual campeão norte-nordeste de fuku-go), enquanto do outro, Ricardo Buzzi tinha que encarar Vladimir Zanca (bicampeão brasileiro de kumite individual) e Ronaldier Rodrigues (tricampeão brasileiro de kumite individual).
   Na grande final, uma reedição das finais do sul-sudeste de 2011 e 2012.
   A luta foi igual. Os dois entravam golpes duríssimos, mas sem conseguir marcar pontos. Buzzi lutava de direita na frente, enquanto o carioca mantinha a esquerda, e os dois pareciam um espelho um do outro. No final dos dois minutos, tudo empatado (uma situação bem conhecida pelos dois lutadores).
   Pela terceira vez, Buzzi e Jayme teriam que decidir um título no keteisen. Quem marcasse primeiro, venceria.
   Jayme foi com tudo para cima, e conseguiu encaixar um gyako jodan que definiu a luta.
   O carioca, bi-campeão sul-sudeste (2011/2012) e campeão brasileiro absoluto em 2011, levou mais esse título para casa.


   Fica aqui registrado o agradecimento a todos os envolvidos na arbitragem e na organização de um evento dessa magnitude.
OSS!!

** Em breve, os resultados completos.

3 comentários:

Willians disse...

Parabéns sensey!!!

Ronald disse...

Quem perdeu fui eu que não lhe encontrei aí no Rio (você partiu para o campeonato)! Parabéns por mais essa vitória. Oss.

Jayme Sandall disse...

Roni, estarei de volta do Mundial da Polônia dia 10 de outubro, e não pretendo mais viajar até maio de 2013! Entãol, vindo ao RJ, venha treinar. Grande abraço, OSS!