domingo, 24 de fevereiro de 2013

Lyoto Machida vs Dan Henderson





Uma luta morna.
Essa é a definição do combate entre Lyoto e Hendo.
No primeiro round, muito estudo de ambas as partes. Fugindo um pouco de seu estilo habitual de partir para cima, o americano preferiu estudar o oponente, mantendo-se a uma distância segura. Ficou evidente que ele estava preocupado com os contragolpes de Machida, e que por isso evitava se expor como faz normalmente.
Lyoto, por sua vez, lutava no mesmo estilo de sempre.
Henderson chegou a acertar um bom soco de direita - sua principal arma -, mas no final do assalto o brasileiro conseguiu uma linda queda, completando com uma bomba que deixou o rosto de Hendo bem marcado. Infelizmente o round acabou em seguida. Caso a queda tivesse acontecido trinta segundos antes, acredito que a história da luta poderia ser bem diferente, com o americano em maus lençóis.

No segundo round, Machida acertou bem mais golpes, mas nada contundente. Ele tentava muitos mae geris (chutes frontais) na linha de cintura, e uma vez chegou a acertar o rosto do adversário.

No terceiro e último round, a mesma história do segundo se repetia, com Lyoto acertando mais golpes, até um ushiro geri (chute giratório na linha de cintura) e um mae tobi geri (chute frontal com salto) no rosto. Mas, ao tentar uma joelhada, ele escorregou, e Hendo caiu por cima. Apesar de ser um especialista no ground and pound, o americano foi completamente anulado pelo brasileiro, que ficou agarrado até encontrar a oportunidade de ficar de pé novamente.

No final, decisão dividida dos árbitros, e vitória por pontos para Lyoto.

Para que vê de fora, pode ter sido realmente uma luta morna, como escrevi lá em cima. Mas com certeza para eles a tensão era gigantesca dentro do octagon. Se nenhum dos dois arriscou mais, foi pela certeza de que poderiam ser nocauteados caso o fizessem.

Parabéns a Lyoto, que mais uma vez passou por uma pedreira que o UFC escalou para ele, e agora contabiliza 19 vitórias e 3 derrotas em sua carreira de mma.
Provavelmente o próximo desdafio do carateca será encarar o vencedor de Jon Jones e Chael Sonnen na disputa pelo título mundial dos meio-pesados.

OSS!

Um comentário:

Marcos Piolla disse...

Realmente, faltou o knock out, mas revi a luta duas vezes e o Lyoto foi de uma precisão impressionante.

Realmente muito técnico, mas o Hendo nunca foi nocauteado e é uma parada dura pra qualquer um.

Lyoto não se expôs, anulou o ground'n'pound e buscou o combate sem se arriscar. Não se pode dar mole pro Hendo.

Apesar disso, a vitória dele foi incontestável e eu gostei muito.

Parabéns a ele!

OSS!