quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Aula com sensei Tanaka



Sábado passado fui a uma aula com sensei Yasutaka Tanaka, na lendária academia Kobukan.
Além do sensei Tanaka, estavam presentes os professores Ugo Arrigoni, Flávio Costa e Eduardo Santos.
O que o sensei Tanaka ensina em uma simples aula de uma hora é algo inimaginável. É realmente incrível ver o tamanho do conhecimento dessa pessoa que vivenciou o karate toda a sua vida. É um exemplo a ser seguido, por sua busca infinita pelo aprimoramento, e por sua humildade (até hoje ele diz otaga-ni na hora do cumprimento, e não sensei-ni, e não fala o dojo-kun porque, segundo ele, já ele não é capaz de viver exatamente da forma como o dojo-kun prega, então prefere não falar. Coisas de um samurai).
A aula – gratuita para os federados na FERJKT – foi sobre distância. Sensei explicou sobre a distância crítica, onde você jamais pode ficar sem atacar. Se entrar nessa distância, ataque.
Essa simples frase engloba todas as situações de confronto em uma luta. Desde uma competição de karate, passando pela luta de academia, combates na rua, e até mesmo o MMA.
Para quem tiver a chance de aproveitar enquanto essa lenda do karate ainda está entre nós, vale a pena. Demais. Muito mais do que se pensa.
Sensei Tanaka não é um dinossauro que vive do nome. É um poço de conhecimento, um homem que evolui a cada dia, e que por mais que eu treine com ele, sempre aprendo coisas novas.
OSS!

Um comentário:

Luís Eduardo disse...

Caro Sensei Jayme, vc é um privilegiado por poder treinar com um mestre como Tanaka Sensei. Indiretamente ele é meu mestre também, pois meu Sensei Francisco Raimundo de Souza foi aluno por muitos anos do Sensei Tanaka. Abraços!! Oss!!