quarta-feira, 7 de outubro de 2009

LUTANDO CONTRA O TEMPO

Rousimar Neves (acima), o campeoníssimo de kata da jka, aos 47 anos.
Randy Couture, a maior lenda do mma, ainda em atividade e dando muito trabalho aos 46 anos.

Anos atrás, era comum considerar um atleta de trinta anos como veterano, bem próximo da aposentadoria. Com o passar do tempo, entretanto, fica cada vez mais claro que as barreiras de idade vêm caindo. Hoje, atletas na casa dos trinta anos estão em plena forma, no auge de suas capacidades físicas. Ogata, quando foi bicampeão mundial na Austrália, em 2006, tinha 38 anos, por exemplo. E estava no auge. Taniyama estava com 41 na mesma competição, e lutou como titular na equipe japonesa.
Mas há pessoas que parecem desafiar ainda mais o tempo. O que dizer dos atletas na casa dos quarenta? Não quarenta e poucos, como Taniyama em 2006, mas quarenta e muitos, mais para cinquenta do que para quarenta.
Para mim há dois exemplos que definem bem como a idade está muito mais na cabeça do que no corpo, pois demonstram vigor físico de dar inveja em muito garoto de vinte e poucos.
Na luta profissional, temos a lenda Randy Couture, que aos 46 anos de idade fez uma luta épica contra o casca-grossa Rodrigo Minotauro. Para quem não teve a chance de ver essa batalha de gigantes, recomendo que procurem alguém que tenha gravado, ou um site que tenha o link. Mas vejam a luta. Foi, sem dúvida, uma das melhores lutas de mma de todos os tempos, terminando com a mais que merecida vitória do brasileiro, na decisão unânime dos juízes. E os dois receberam o prêmio de melhor luta da noite, uma bonificação de setenta mil dólares. Ao final, Randy disse que ainda não pretende se aposentar, pois se sente melhor do que nunca. “Nunca me senti tão bem” disse. Depois de ver a luta, alguém duvida?
No karate jka, temos outra lenda, o mineiro Rousimar Neves. Nosso atual campeão brasileiro de kata individual e por equipes da jka está com 47 anos! E, quem é carateca sabe, fazer kata é muito mais difícil do que lutar. E treinar kata, então, é muito mais cansativo. Mesmo assim, Rousimar segue treinando e competindo. E eu, que o acompanho há alguns anos, posso dizer sem exagero: o kata dele nunca esteve tão bom. Não só a técnica - que é algo que evolui com o tempo – mas a velocidade, a explosão muscular. Como pode? Bem, isso não sou capaz de explicar...
Parabéns aos guerreiros que não se deixam abater pelo tempo! OSS!

Nenhum comentário: